VIDA NÃO BASEADA EM ÁGUA PODE EXISTIR EM LUA DE SATURNO
Uma simulação de computador provou que a vida pode existir em ambientes sem água, quebrando o paradigma que cerca a Ciência e sua jornada pelo universo atrás de seres vivos.
Nesta simulação foi aplicado dados da maior lua de Saturno, chamada Titã. Por lá se encontra Cianeto de Hidrogênio, esse composto é trazido para a superfície por meio de chuva de Metano e Etano, assim com todos esses dados os cientistas simularam em computador se era possível haver reações químicas para formar alguma estrutura capaz de absorver a luz do sol nos comprimentos de onda presentes em Titã.
Os resultados foram positivos, sendo perfeitamente possível que naquele ambiente desenvolva-se polímeros através de reações químicas que poderão evoluir para alguma forma de vida. Acredita-se que a radiação emitida pelo gigante Saturno contribua para essa mágica acontecer.
Essa simulação entusiasmou a comunidade científica com a necessidade de novas missões espaciais que possam pousar novamente em Titã e trazer novidades a respeito desse satélite. Por outro lado, outro paradigma é quebrado, de que apenas planetas e luas nas chamadas zonas habitáveis devem ser investigados. Planetas Gasosos gigantes possuem centenas de satélites como Titã, assim as perspectivas de se encontrar nesses lugares improváveis qualquer forma de vida é muito maior.
Comentários
Postar um comentário