NÃO HAVERIA VIDA NA TERRA SEM A INFLUÊNCIA DA LUA

Nós seres humanos nos acostumamos a olhar para o céu noturno e ter a presença da Lua brilhante em noites sem nuvem. A Lua foi importante para antigas civilizações, inclusive muitos povos antigos seguiam um calendário lunar e não o solar como acontece atualmente desde o fim do período neolítico. Sobre a formação e origem da Lua existem hipóteses, pois é quase impossível afirmar com extrema exatidão como nosso satélite natural fora criado. A ideia mais defendida é que um "planeta" do mesmo tamanho de Marte teria se chocado com a Terra original (ideia gerada através de modelo computacional), isso teria não apenas criado a Lua, como também aumentado a massa da Terra, em especial o núcleo de ferro que viria a ser vital para o campo magnético e pressão gravitacional de nosso planeta. Com a colisão dos dois planetas teriam restado bilhões de "pedaços" que depois com ajuda da gravidade foram se aglutinando até se formar a Lua.



Isso aconteceu 4 bilhões de anos atrás, as evidências são retiradas de amostras do terreno lunar trazidas por astronautas daquelas missões do Programa Apolo da NASA (aquelas que muitos não acreditam). Tudo que se encontra em solo lunar existe por aqui na Terra com a mesma proporção de tempo geológico, assim essa hipótese ganhou bem mais veracidade. Após a formação da Lua, que naquela época era muito mais próxima da Terra, nosso satélite começou a causar mudanças no planeta. Primeiro freou o movimento de rotação, que era muito mais rápido, estima-se que os dias tivessem duração menor do que 10 horas, saltando após certo tempo para 14 horas e depois 24 horas até os dias de hoje. Essas variações levaram milhares de anos para se concretizar.

A segunda mudança ocorrida e talvez mais importante foi em relação ao eixo da Terra, estabilizando essa inclinação fora possível "determinar" estações climáticas, algo fundamental para que a vida se desenvolvesse. E tem as marés que sem a Lua estariam desgovernadas, a Lua permitiu criar "lagos" naturais entre as faixas continentais, com a maré subindo áreas mais altas. Foi dentro desses lagos que a vida teria surgido, trazendo minerais do fundo do oceano e misturando com outros elementos da superfície terrestre, assim acredita-se sobre a química que desenvolvera a vida mais primordial e que deu origem a todos os seres vivos.

Sem nossa Lua o eixo de translação em torno do Sol seria mais alongado, mais elíptico, alterando drasticamente as temperaturas do planeta, seria uma Terra muito mais fria, com gelo até nos trópicos, com tempestades oceânicas brutais e frequentes, pois a Terra se movimentaria em seu eixo vertical, como ocorre em Marte. Isso implicaria totalmente no desenvolvimento de formas de vida, seria um planeta de bactérias e não haveria outras formas mais complexas.

Portanto, ao olhar pra uma noite com Lua cheia se lembre que além da beleza e da poesia que a Lua nos oferece, sua existência foi essencial para nosso aparecimento e que um dia ela estará tão distante da Terra que será quase invisível no céu. Mas não se preocupe, isso vai acontecer daqui bilhões de anos.  

Comentários

Postagens mais visitadas