VÊNUS JÁ FOI UM PLANETA DE CLIMA PARECIDO COM A TERRA



O que já se sabe sobre Vênus atualmente é que se trata de um verdadeiro inferno, com temperaturas acima de 400 graus e uma forte pressão atmosférica, além da sua rotação completamente maluca, gira para a esquerda, extremamente devagar, o que torna 1 dia em Vênus mais longo que 1 ano, isto é, um dia por lá dura mais que a volta completa do Planeta em torno do Sol.

Porém, muitos milhões de anos atrás, ou melhor, bilhões de anos, o Planeta pode ter tido um clima habitável. Apesar de não estar na chamada "zona habitável" do sistema solar, possivelmente de acordo com as últimas pesquisas e coletas de dados de sua atmosfera o Planeta infernal teria sofrido mudanças climáticas nos últimos 1,5 bilhão de anos, fruto de uma tremenda colisão de algum mega asteroide que inverteu e freou sua rotação, assim por estar mais perto do Sol o efeito estufa do Planeta logo cresceu a níveis altíssimos, evaporando toda a água líquida. 

Os hidrocarbonetos lançados com a colisão permaneceram na atmosfera tornando-a tão espessa que hoje sequer nossas sondas podem mapear o solo do planeta. E com passar do tempo a temperatura foi subindo até chegar aos incríveis 480 graus célsius.

O estudo de EXO Planetas tem ajudado também a entender nosso sistema solar. Até pouco tempo se acreditava que os planetas somente poderiam desenvolver habitabilidade nas chamadas zonas habitáveis. Entretanto, com mais de 4000 descobertas de planetas rochosos e gasosos já é possível dizer que não há um tipo de protocolo, mesmo nos astros fora de uma zona mais amena, pode haver condições para climas parecidos com a Terra. Vênus teve a infelicidade de perder tal condição, algo que a Terra também já passou e felizmente se refez.

Comentários

Postagens mais visitadas