EXISTE ZONA HABITÁVEL NA ÓRBITA DE PULSARES
Pulsares são Estrelas de Nêutrons extremamente magnetizadas, que giram muito rápido liberando jatos de raios X e outras partículas energéticas. Sempre se acreditou que as condições extremas em torno de um pulsar impediria a formação de planetas, mas em 1992 foi descoberto um exoplaneta orbitando um Pulsar a mais de 2300 anos luz da Terra.
Estima-se que em nossa galáxia existam cerca de 200 mil pulsares, então, um grupo de pesquisadores resolveu observar esse mesmo pulsar de 1992, no qual foi descoberto o exoplaneta dito acima e procurar por uma zona habitável, chegando a conclusão de que a mais ou menos 150 milhões de quilômetros do Pulsar é possível encontra-la, entretanto, o tamanho do exoplaneta deve ser o dobro da Terra para que haja possibilidade de existir vida ou algum tipo de habitabilidade.
Para essa pesquisa foi utilizado o Observatório Terrestre CHANDRA, ficou assim estabelecido que uma "super Terra" a 150 milhões de Km do Pulsar com uma atmosfera gigantesca poderia abrigar vida, água líquida e temperatura amena. Isso expande a busca por vida e planetas habitáveis, pois por muitas décadas acreditou-se na impossibilidade de haver indícios de planetas habitáveis em torno de pulsares.
Comentários
Postar um comentário