HUBBLE E CHANDRA DESCOBREM BURACO NEGRO SUPER ATIVO
O telescópio espacial Hubble e o Chandra (Observatório de Raios X da Nasa) acabam de descobrir um Buraco Negro supermassivo no centro de uma galáxia a mais de 800 milhões de anos luz da Terra. E esse buraco negro está com muita fome.
Quando um objeto desse com bilhões de massas solares tem uma grande quantidade de matéria e gás em sua proximidade, esse buraco negro é chamado de Núcleo Ativo de Galáxia. Como parte dessa matéria fica retido no disco de acreção, jatos de energia são disparados em comprimentos de ondas diferentes, como raios gama e raios X.
Dessa forma o CHANDRA, um centro de observação especialista em descobrir esses buracos negros supermassivos, obteve êxito na busca. A novidade agora foi utilizar o HUBBLE para identificar a galáxia, assim foi possível ver que o buraco negro supermassivo está envolto a uma grande nuvem de gás e poeira, o que justifica sua alimentação voraz. Os pesquisadores estipularam um tempo de mais ou menos 100 mil anos para cada nova "degustação" de matéria. Outros buracos negros pouco ativos, como o Sagitário A da Via Láctea leva muito mais tempo para se alimentar, em torno de milhões de anos.
Fonte: http://chandra.harvard.edu/photo/2018/j1354/
Comentários
Postar um comentário