ESTUDO REVELA QUE SISTEMA SOLAR É ÚNICO E ASSIMÉTRICO
Um time de pesquisadores internacionais liderado pela astrofísica Lauren Weiss da Universidade de Montreal comparou nosso sistema Solar com outros sistemas multiplanetários já identificados e estudados pelo telescópio Espacial Kepler, responsável por descobrir mais de 3000 exoplanetas. Esse tipo de pesquisa comparativa já pode ser feito, pois existe uma gama enorme de sistemas estelares planetários identificados, não apenas pelo Kepler, mas também por outros observatórios aqui na Terra.
Desse modo, analisar os tipos de planetas que se formam ao redor de estrelas dá uma dimensão real das diferenças entre os sistemas em nossa vizinhança, como também é possível apontar as diferenças em relação ao sistema solar.
O resultado foi interessante, pois ficou evidente que nosso sistema é bastante assimétrico, quase uma bagunça planetária. Enquanto a maioria dos outros sistemas formam planetas com tamanhos quase idênticos, com espaçamento menor entre os planetas, nosso sistema solar tem planetas de tamanhos variados e com o espaçamento entre suas respectivas órbitas bem maiores.
Essa diferença e assimetria é explicada pela ação dos gigantes gasosos no princípio da formação do sistema solar. Provavelmente Júpiter e Saturno fizeram uma barreira evitando que material, gás, poeira e detritos espaciais adentrassem na parte interna do sistema solar, o que provavelmente mudaria a ordem atual dos planetas, bem como o tamanho de cada um. Assim é possível encontrar planetas tão pequenos como Mércurio e Marte e dois planetas medianos como Vênus e a Terra.
Essa assimetria pode ser também uma das variáveis que resultaram no desenvolvimento da vida aqui na Terra. Em outros sistemas o que se encontra são planetas com massa quase similar bem mais próximos de suas estrelas com órbitas muito regulares.
O estudo pesquisou mais de 900 planetas numa área variando entre 1000 e 4000 anos luz da Terra. Para realizar essa comparação foi utilizado um modelo estatístico, agora Weiss pretende continuar o trabalho analisando sistemas com planetas similares a Júpiter em questão de tamanho e verificar se os demais planetas se assemelham.
Comentários
Postar um comentário