A VIDA EM MARTE É QUASE IMPOSSÍVEL
Em 2017 os pesquisadores nos decepcionaram com anúncio dos resultados de uma experiência feita para saber de fato se a vida é ainda possível no planeta vermelho. Os resultados foram como dito decepcionantes.
Um mineral encontrado em grande quantidade por quase todo o solo marciano chamado Perclorato, algo que já tinha sido identificado pelas sondas Viking e com o Oportunity, é o grande causador da impossibilidade da vida florescer por lá.
Esse mineral em contato com a radiação solar se torna muito nocivo para desenvolvimento de vida bacteriana, ou seja, o solo de Marte é um potente bactericidade. A experiência feita na Terra expôs uma bactéria em radiação, simulando uma situação comum em Marte. A bactéria morreu, deixando claro que formas de vida simples não teriam chance de sobreviver. E mesmo se houvesse água seria uma salmoura de magnésio, que daria na mesma.
Obviamente novas pesquisas deverão ser realizadas, principalmente com a missão Mars 2020 para aprofundar esses estudos, é possível que haja outros locais com índices menores do tal mineral, então vamos aguardar.
Comentários
Postar um comentário