COMO SE ESTUDA A MATÉRIA INVISÍVEL OU A MATÉRIA ESCURA?



Estudar algo invisível parece uma coisa sem lógica. É o caso da matéria Escura e para ser possível esse estudo os pesquisadores precisam verificar o Universo em grande escala, algo muito difícil devido ao tamanho e imensidão do espaço. 

A técnica utilizada para mapear grandes escalas cósmicas é descobrir Galáxias de Linha de Emissão, um tipo diferente que serve como marcador de grandes distâncias astronômicas, pois essas galáxias deixam um tipo de "rastro" no espaço devido ao gás aquecido, proveniente de milhares de estrelas recém formadas que elas possuem.

Esse tipo de galáxia é muito raro de se encontrar, para ajudar na identificação, cientistas e engenheiros criaram modelos computacionais, descobrindo que tais galáxias existem com maior frequência nos chamados "poços de potencial gravitacional".

Sabendo onde estão e como localizar os astrônomos poderão apontar os grandes telescópios para o lugar certo e mapear grandes escalas do Universo e finalmente estudar a Matéria Escura agindo nos aglomerados de galáxias. A matéria escura não emite luz e nem radiação eletromagnética, mas sua presença é o que fornece massa para as galáxias. 

Comentários

Postagens mais visitadas