BURACOS NEGROS SUPERMASSIVOS CONTROLAM FORMAÇÃO DE ESTRELAS
A maior parte das Galáxias possui um gigantesco buraco negro localizado em sua área central, são chamados de Buracos Negros supermassivos. Quando estes estão se alimentando de matéria, gás e poeira, fornecidos pela própria Galáxia, passam a ser denominados Núcleos Ativos de Galáxias.
O processo de acreção de matéria é simples de se compreender: a maior parte desse gás e poeira vai direto para o interior do Buraco Negro e uma menor parte fica girando no chamado Disco de Acreção, em velocidades próximas da Luz. Isso faz com que esse gás e poeira se aqueçam produzindo jatos de energia, denominados Jatos Relativísticos, que cruzam e cortam a Galáxia em diferentes posições.
Ao passar por nuvens de poeira e gás que formariam novas estrelas e planetas, esses jatos acabam por aquecer excessivamente essa nuvem de gás, alterando a temperatura ideal para que se formem novas estrelas e consequentemente sistemas estelares. Assim, já é possível dizer que os Núcleos Ativos das Galáxias controlam a formação de estrelas, tudo isso faz parte de uma relação simbiótica entre a Galáxia e o Buraco Negro supermassivo central.
Ao estudar os comprimentos de ondas dos jatos emitidos, os pesquisadores conseguiram mapear regiões com menores quantidades de estrelas, ligando este fato ao aumento da temperatura nos locais. Quanto mais matéria o buraco negro consumir, mais jatos ele vai produzir, menor será o surgimento de estrelas.
Fonte: https://phys.org/news/2018-01-supermassive-black-holes-star-formation.html
Comentários
Postar um comentário