ALIENIGENAS DA ESTRELA DE TABY ESTÃO DESCARTADOS



Quando a astrônoma Thabeta Boyajian descobriu a estrela KIC 8462852 não imaginava a história que ela criaria, ainda em 2015, pois em 2018 o fenômeno dessa estrela não foi totalmente solucionado. Sobre o mistério: analisando dados do telescópio espacial Kepler Thabeta verificou quedas e variações no brilho da estrela, sem muita constância e tampouco periódicas.

A estrela ganhou nome de Taby em homenagem a Thabeta. A partir daquele momento hipóteses foram sendo levantadas, a mais curiosa foi a ideia de que essa variação do brilho era devido a uma Mega estrutura Alienígena, algo baseado na Teoria "Esfera de Dyson".

O que é a Esfera de Dyson? Freeman Dyson, físico e matemático, atualmente com 94 anos, argumentou que civilizações alienígenas extremamente avançadas construiriam estruturas gigantescas para garantir energia e sobrevivência. A Esfera então, seria um escudo tecnológico levantado ao redor de uma estrela que sugaria toda energia para ser consumido por essa civilização. 

De volta ao Planeta Terra, essa sugestão foi descartada, depois de uma grande campanha de crowdfunding proposto por Thabeta e outros pesquisadores, para arrecadar fundos e financiar a observação nos principais Observatórios Espaciais, foi possível analisar o brilho da estrela em vários comprimentos de onda, na qual a estrela apresentou diferenças de brilho nos comprimentos específicos. Se fosse uma estrutura sólida essas diferenças não poderiam ocorrer, dessa forma tanto uma construção alienígena, quanto um exoplaneta gigante ou uma Anã Marrom estão eliminados. A hipótese ainda mais provável é que as variações de brilho são causadas por cometas.

Comentários

Postagens mais visitadas