NOVA PESQUISA MUDA FORMAÇÃO DE MARTE PARA CINTURÃO DE ASTEROIDS

Novos estudos sugerem uma outra hipótese para formação do Planeta Marte, o que mudaria algumas noções que hoje se tem do planeta em relação a seu passado. Acredita-se que que 3 bilhões e meio de anos atrás Marte poderia ter sido um planeta habitável com água, temperatura e atmosfera, mas devido ao fraco campo magnético o planeta sofreu a influência nociva do vento solar exaurindo sua atmosfera e toda água que havia na superfície, assim como qualquer forma possível de vida.



A nova hipótese ainda não confirmada diz que o planeta não se formou próximo a chamada área interna do Sistema Solar e sim sua origem está no cinturão de Asteroides, lugar bem mais distante da atual órbita. A pesquisa tenta responder a questão da diferença de elementos encontrados por lá em comparação com a Terra. Como 2 planetas surgidos na mesma região tem formação geológica tão diferente? Fora então sugerido a hipótese de que Marte não se formou próximo ao nosso planeta, com base nos elementos mais comuns do solo marciano, a região do cinturão de asteroides seria o local mais adequado.

Essa nova "Teoria" coloca Júpiter como um astro primordial na formação dos planetas rochosos como Vênus e Terra. O Planeta gigante teria concentrando parte da matéria próxima ao Sol, formando Mercurio, Vênus e a Terra, e outra parte mais distante onde teria surgido Marte. 

Os impactos de asteroides sofridos pelo planeta inicialmente, explicam as milhares de crateras que lá são encontradas, bem como a temperatura que se manteve quente na superfície permitindo haver água no estado líquido. Entretanto esse panorama não durou muito tempo devido a distância do Sol. Com isso estaria descartado qualquer possibilidade de Marte ter sido habitável num passado remoto, caso essa nova ideia de formação seja realmente provada nos modelos computacionais, mas será necessário outras evidências, por enquanto a origem do planeta vermelho fica ainda como está, nas redondezas da Terra.

Fonte: https://astronomynow.com/2017/12/21/mars-and-earth-may-not-have-always-been-neighbours/

Comentários

Postagens mais visitadas