NOSSA PRIMEIRA VIAGEM INTERESTELAR
Stephen Hawking tem falado muito sobre colonizar outros planetas nos próximos 600 anos, mas quais são as chances disso realmente acontecer ? Bom, tudo depende se iremos enviar sondas ou tripulações.
Veja o caso de Marte, a NASA recentemente frustrou o mundo quando relatou não ter condições financeiras e tecnológicas de enviar ao Planeta Vermelho uma tripulação com segurança. Isto é, a maior Agência espacial do mundo, a única com tecnologia para pousar em solo marciano jipes de pesquisas, como o Curiosity (os russos fracassaram num projeto similar), jogou a toalha de até 2030 em alcançar o objetivo de fazer um ser humano pisar em outro planeta.
Marte ficou mais distante, entretanto a Lua ganhou destaque novamente. A NASA e o governo dos EUA querem voltar para a Lua, pesquisar os recursos do satélite, construir uma estação espacial e uma estação em solo lunar. Europa e China tem planos similares. O próximo passo seria ir da Lua até Marte, pelo menos em teoria até o final desse século.
O desejo de uma viagem para fora do sistema solar aumentou devido as novas descobertas de Exo planetas. O mais perto de nós, no Sistema Centauri, descoberto em 2013 e confirmado em 2016 fica a 4 anos luz. Entretanto, levaríamos 1000 anos terrestres para chegar até lá com essa tecnologia disponível. Se fosse possível viajar na velocidade da Luz faríamos o trajeto em 4 anos, ainda assim, um tempo grande para nosso organismo. Como preparar astronautas para ficarem encapsulados por 4 anos? Como frear uma nave viajando a 300 mil KM por segundo ao entrar no sistema Alfa Centauri onde fica o Planeta Proxima b ?
Outras idéias vão surgindo, desde enviar nano cápsulas impulsionadas por jatos de laser, sondas espaciais com robôs dotados de inteligencia artificial, idênticos a nós seres humanos para pesquisar o solo, atmosfera, criar estufas e construir moradias, além de absurdos bem ficcionais como enviar fetos humanos hibernados para povoar futuras instalações construídas previamente por robôs.
Assim a esperança em ver a espécie humana florescer novos mundos e dar continuidade a nossa existência, quando um dia o Planeta Terra não dispuser de boas condições ambientais será uma tarefa épica que vai necessitar de cooperação internacional, somente os EUA ou a Rússia não serão capazes de solucionar todos os desafios que o universo impõe.
Comentários
Postar um comentário